Instinto


Nós podemos agradecer o facto de sermos dotados com a capacidade de raciocínio. Temos a habilidade de estudar assuntos, aprender e resolver problemas com essa capacidade. Mas essa habilidade de pensar, raciocinar ou outro nome que lhe queiram dar, por vezes julgo que só complica as coisas. A possibilidade de em determinadas situações tentarmos projectar o futuro, pode afectar-nos e até mesmo influenciar o nosso comportamento, quer em assunto importantes como em qualquer outra situação. Bem, o que eu quero dizer com isto é que muitas vezes se agirmos por instinto, somos muito mais bem sucedidos, do que pensarmos no que estamos a ser confrontados, projectar a consequência dos nossos actos, até porque podemos introduzir os mais diversos sentimentos que podem afectar as nossas decisões ou comportamentos.
Lembro-me do meu tempo de jogador de basketball, as jogadas em que eu actuava por instinto, eram sempre mais bem sucedidas. Caso eu reflectisse no que eu iria fazer o receio de falhar entrava na equação bem como outros sentimentos poderiam ser envolvidos afectando e comprometendo a eficácia do individuo.

Este fim-de-semana curiosamente, tive uma série de momentos em que actuei de cabeça completamente livre de qualquer pensamento. E isso acho que já não fazia há bastante tempo, e digo-vos é das melhores sensações possíveis. Estou a falar como não podía deixar de ser do surf. Este fim-de-semana e ao contrário de outras ocasiões, deixei que as coisas fluir. Livre de qualquer ideia de vou fazer isto e a seguir isto, e se eu cair, e a onda é demasiado grande, etc. Em vez disso o única coisa que se passava na minha cabeça era simplesmente nada. O corpo e a mente em conjunto foram reagindo há imprevisto que é a natureza. Até então nunca me senti tão em harmonia num meio que não é o nosso (será que há algum meio que podemos dizer que é o nosso??).
O que é certo é que as coisas desta forma resultam tão bem, como que uma simbiose perfeita entre o homem e a natureza.

Isto tudo só para vos dizer, que nem sempre é necessário pensar para agir. Basta agir por instinto e de cabeça completamente limpa. Facto de pensarmos demasiado só nos faz perder o momento e a sintonia...

Comentários

Pois é, parece que os instintos são desprovidos de sentimento. E também é verdade que ás vezes passamos bem sem ele (o sentimento).

Mensagens populares deste blogue

MIUT 85K 2018 2/2

Abutres 2018 50K