Renault Velsatis


Nestes últimos dias de trabalho, tive a oportunidade de andar com o bonito Velsatis. Bonito porque a palavra deve ser aplicada mais do que muitas vezes quando se fala deste modelo. Um amigo ou alguém conhecido aparece-nos com este veículo e pergunta-nos "então o que é que achas?" e para não demoralizar repondemos "Hah, é bonito...". Realmente como muitas coisas na vida acho que este modelo ou se gosta ou se odeia, não há meio termo. E acreditem, a julgar pelas vendas são mais os que odeiam. A verdade é que muitos não gostam, mas não têm a mínima ideia das virtudes que este modelo encerra. E como tudo tem tantas virtudes como defeitos, e verdade seja dita num segmento em que BMW, Mercedes e Audi são reis. Qualquer outro construtor que se queira intrometer tem de fazer bem os seus trabalhos de casa e de alguma forma fazer algo diferente. O problema é que o algo diferente acaba também por ser diferente demais e condenar o modelo. Já outros o tentaram e também não conseguiram, basta pensar no Toledo, no Signum entre outros.
Bom quanto ao carro propriamente dito, não sei se por conviver muito com este modelo no dia-a-dia eu sou daquelas que gosta.
A posição de condução é facilmente encontrada graças às múltiplas regulações eléctricas que o banco permite e ainda é possivel memorizá-la. O cartão do tipo "mãos-livres" basta estar no interior do habitáculo para o arranque do motor, o GPS e o sintetizador de voz encarregam-se de orientar e informar o condutor respectivamente. Botão Start/Stop e aí está o motor bem insonorizado mas o suficiente para que o ouvido capte os regimes do motor sem ter de olhar para o conta quilómetros. A dinâmica do carro até é bastante boa para o peso que tem, em algumas situações em curva a carroçaria evidencia o excesso de peso e também a regulação da suspensão mais dotada para o conforto. Quanto à caixa automática, achei que é um pouco lenta nas reacções ao acelerador, principalmente no arranque com a viatura parada. Mas depois de embalado a caixa consegue ser bastante expedita. O motor 2.2 Dci é um pouco guloso ainda para mais acoplado a uma caixa automática.
Para quem procura distinção em relação ao outros e queira fugir à rotina aqui fica uma alternativa.

Motor 2.2l Dci 4 cilindros linha
Potência150 Cv
Binário 320 N.m

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MIUT 85K 2018 2/2

Abutres 2018 50K