Segurança Passiva.

Estas últimas semanas que passaram, estive a dar formação sobre segurança passiva. Segurança Passiva, para quem não sabe são todos os meios disponíveis num automóvel para proteger os seus ocupantes durante uma colisão. Ou seja, airbags, pré-tensores, estrutura de deformação programada, etc. E apercebi-me de uma coisa, em primeiro lugar muita gente desconhece como é que estas coisas funcionam (para isso é que têm formação). Para além disso, muitos não fazem ideia da energia que está envolvida numa colisão. Hoje em dia a segurança passiva é uma preocupação da maioria dos construtores automóveis. Mas será que é a preocupação de quem compra uma viatura. Acredito que sim, muita gente na compra de um automóvel pensa em inúmeros aspectos inclusivé na segurança. Muitos, acredito que têm uma noção errada daquilo que é um automóvel seguro.
Mas para aferir, estas coisas nada como uma visita ao site do organismo Europeu encarregue dessa avaliação EuroNCAP. E aí ficaram a saber que segurança oferece a viatura que conduzem, desde que a sua data de entrada em comercialização na europa seja posterior a 1996. A questão é bastante simples e vão poder conferir que os ensaios (choque frontal) são feitos a 64 Km/h contra um obstáculo deformável onde 40% da área frontal é atingida. Vão constatar que é impressionante, e dá que pensar. Para agravar a situação pensem também que se duplicarem a velocidade, a energia quadruplica!
E da próxima vez que comprar um carro, pense que a segurança é um ponto importante embora o melhor seja evitar acidentes e praticar uma condução segura, por enquanto é impossível assegurar zero acidentes.


Teste de Colisão Brilliance BS6 Construtor chinês.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MIUT 85K 2018 2/2

Abutres 2018 50K